O segundo domingo de dezembro foi dedicado ao Dia da Bíblia, mas não é só nessa data que ela merece sua atenção especial!
Antes de ler o artigo, responda sinceramente estas duas perguntas:
- Você é um leitor da Bíblia?
- Quanto tempo de seu dia você dedica para ouvir o que Deus tem para lhe dizer?
Muitas pessoas, inclusive cristãos e religiosos, negligenciam o tempo de qualidade para a leitura e contato com a Palavra de Deus. Muitos não dedicam parte do dia, da semana ou do mês para um momento de reflexão, meditação, aprendizado e orientação a partir do Livro Sagrado.
Fé fraca, instável e supersticiosa
Como resultado da falta de compromisso com a leitura da Palavra, muitos possuem uma fé fraca, instável e supersticiosa. Por não conhecerem de fato o que está escrito, são facilmente enganados por doutrinas heréticas.
O homem de Deus deve estudá-la, pois nela estão todos os fundamentos da fé e o registro do maravilhoso plano de salvação.
Deus se revela através da Sua palavra
Por meio da Bíblia, Deus se revela ao ser humano. Para escrevê-la, ele inspirou cerca de 40 homens, de estilos e classes sociais diferentes, num período de aproximadamente 1.600 anos (de 1.500 a.C. a 100 d.C.). A unidade espantosa desses registros nos deixa claro que a Bíblia não é uma coleção de livros comum, mas, sim, uma obra sobrenatural, da qual o próprio Deus é o autor.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo. Deus a usa para preparar e capacitar seu povo para toda boa obra.
2 Timóteo 3.16-17, NVT
É por meio da Palavra que sabemos como o mundo foi criado, que conhecemos o agir de Deus na história e o caminho para a vida eterna.
Ela alimenta a nossa fé!
Nas páginas da Bíblia obtemos sabedoria para a vida e orientação para lutar contra o pecado.
Certa vez, Charles Spurgeon, famoso pregador inglês do século 19, disse duramente aos ouvintes durante um sermão: “Há poeira suficiente sobre algumas de suas Bíblias para escrever “condenação” com os próprios dedos”, advertindo-os acerca da importância de ler e conhecer a Palavra e não somente oferecer a ela um passeio dominical.
Será que isso acontece com você?
Será que sua Bíblia é aberta apenas durante a celebração, o culto, no domingo? Será que em sua agenda não há espaço para ver o que Deu tem a lhe dizer? Nem 10 minutos?
Por incrível que pareça, muitos não dedicam nem essa quantidade de tempo – nem em um dia, nem em uma semana, nem em um mês – para a leitura do livro inspirado pelo Criador. Absurdo, não?
Esteja atento em relação a isso e faça aquilo que Deus almeja de você: Leia a sua Bíblia! Não a deixe esquecida numa gaveta ou apenas aberta em algum canto da casa. Ele tem coisas grandiosas para comunicar ao seu coração. Você não vai deixar essa oportunidade passar, vai?!