Saiba mais sobre Agostinho, uma das figuras exponenciais da história da igreja e da tradição cultural do Ocidente, e sua obra célebre, “Confissões”
Trecho de Heróis da Igreja: A Era medieval
Nenhum teólogo desde o apóstolo Paulo impactou mais a igreja do Ocidente que Agostinho, bispo de Hipona (354–430 d.C.). Ele é o maior dos pais latinos e o maior teólogo da graça e do amor depois de Paulo. Sua teologia foi forjada, não em pacífica abstração, mas no calor da batalha enquanto ele desempenhava seus deveres episcopais de pastor da fé e dos fiéis. Viveu numa época em que o império do Ocidente estava em avançada decadência, quando muitos pagãos culpavam os cristãos por esse declínio.
Felizmente, não apenas conhecemos os aspectos mais evidentes da vida de Agostinho, mas também, através de suas Confissões, temos acesso à sua vida interior, ao processo intenso pelo qual Deus conduziu um brilhante mas libertino pagão à conversão, à santidade e às fontes de sua evoluída teologia.
Agostinho nasceu no Norte da África, em Tagaste, na Numídia. As orações de sua mãe cristã, Mônica, tiveram papel importante em sua conversão. Seu pai era pagão, e assim permaneceu até a idade avançada. Um episódio da infância no qual Agostinho roubou umas peras foi utilizado mais tarde no exame que ele fez da natureza do mal.
Aos 17 anos, Agostinho foi para Cartago estudar retórica, e lá se tornou um dos mais eloquentes oradores da cidade. Com desinibidos detalhes, ele nos conta que sua vida de estudante foi acompanhada de entrega à avidez sexual. Sua concubina lhe deu um filho, Adeodato. Seu estudo de Cícero o levou à busca da verdade, uma busca que o conduziu através da adesão ao maniqueísmo e ao neoplatonismo.
Enquanto ainda era um neoplatônico, provou a influência do eloquente e santo Ambrósio, bispo de Milão. Ambrósio conseguiu responder às objeções de Agostinho ao cristianismo.
Em Confissões, Agostinho narra como a graça de Deus o capturou e o transformou de rebelde fugitivo que era em consumado amante de Deus. Confissões é um livro que mapeia as consequências de um amor pecaminoso e de um transformador amor a Deus. Com o tempo, Agostinho desenvolveria uma doutrina da Trindade que explica o Pai como o Amante, o Filho como o Amado e o Espírito Santo como o Amor entre o Pai e o Filho.
Fique por dentro!
Deseja saber mais sobre Agostinho, o bispo de Hipona? Adquira já o Box Heróis da Igreja. No livro A Era Medieval, parte integrante da coleção, você poderá ler textos célebres do autor, além de sugestões de passagens bíblicas adicionais para reflexão.
Sobre o Box Heróis da Igreja
Heróis da Igreja percorre dois milênios de uma história vibrante e comovente, protagonizada por homens e mulheres que deixaram sua marca como testemunhas de Cristo em momentos dramáticos e cruciais para o povo de Deus.
A coleção apresenta, de maneira didática e motivadora, a vida daqueles que a tradição cristã decidiu nomear como heróis. Mais do que apenas um relato sobre as principais personagens da história da Igreja, você encontrará textos escritos por eles e por elas, cujo conteúdo é de alto valor devocional.
O box está dividido em cinco volumes, representando cinco eras: A Era Primitiva, A Era Medieval, A Era da Reforma, A Era Moderna e A Era Contemporânea.