Autores, líderes e pais escrevem sobre a importância da organização pessoal e do estabelecimento de alvos para a melhor qualidade de vida na família e no trabalho
No mês dos pais, selecionamos insights inspirativos escritos por autores e líderes reconhecidos por seu legado como pais, esposos e vozes respeitadas em assuntos relacionados à cosmovisão cristã, ao êxito pessoal e profissional e estilo de vida.
Ao longo do conteúdo, você conhecerá o perfil de cada autor, terá acesso aos hiperlinks da sinopse de seus livros e, ao final, encontrará listas de sugestões de livros cristãos para você, papai e leitor, ou para você, filho, filha ou cônjuge, que deseja encontrar literatura de qualidade para presentear ao seu herói. Confira!
***
O que ter em mente quando o assunto envolve a gestão do tempo e o estabelecimento de prioridades?
Nossos autores respondem:
Você tem de decidir como gastar o pequeno traço de tempo entre as duas datas que limitam sua existência terrena.
Kerry Shook em Um mês para viver
Seu tempo na terra é limitado.
“Por mais que essa ideia o perturbe, isso é um fato. Não importa quem você é, qual sua idade, qual o grau de seu sucesso ou onde vive: a mortalidade continua sendo o grande nivelador.
“A cada tique-taque do relógio, um momento da vida fica para trás. Mesmo enquanto lê este parágrafo, os segundos que passam nunca mais serão recuperados. Seus dias estão contados, e cada um que passa vai embora para sempre. […]
“Quando paramos para pensar, vemos que não temos controle sobre muitas coisas na vida. Não decidimos onde iríamos nascer, quem seriam nossos pais ou em qual cultura ou período histórico viveríamos.
“Tampouco decidimos as datas colocadas em nossa lápide. Não sabemos quando nosso tempo aqui acabará. Pode ser na semana que vem, no próximo ano ou daqui a muitas décadas. Somente Deus sabe. Nossa vida está nas mãos ele, mas há uma coisa sobre a qual temos bastante controle.
“Precisamos decidir como vamos usar nosso traço. Você tem de decidir como gastar o pequeno traço de tempo entre as duas datas que limitam sua existência terrena. Em que você está gastando o seu? Está vivendo o traço sabendo exatamente quem é e por que está aqui? Ou está simplesmente lutando para viver, gastando apressadamente preciosos momentos em busca de coisas que realmente não são importantes?
“O salmista orou assim: ‘Ajuda-nos a entender como a vida é breve, para que vivamos com sabedoria’ (Sl 90.12). Deus quer que percebamos que nosso tempo na terra é limitado, de modo que o gastemos de maneira sábia. Mas ele nos dá a capacidade de escolher como gastar essa moeda tão valiosa.” (Kerry e Chris Shook. Um mês para viver. Mundo Cristão, 2023. p. 17, 20 e 21).
Conheça o livro Um mês para viver
Temos de escolher como ocupar o tempo.
Carlos Alberto Bezerra em Uma vida com prioridades
Sinto dor no coração quando vejo homens e mulheres de Deus com a família desestruturada. Não permita que isso aconteça. Sua família foi gerada no coração de Deus, para ser referência às pessoas. E o bem-estar do cônjuge e dos filhos, e por conseguinte o seu, dependem das escolhas que você faz.
Um dos grandes problemas é que muitos são como Acabe, isto é, escolhem não enxergar o problema, e com isso a situação agrava-se. Não convém que seja assim. É preciso enfrentar a dificuldade. Não basta orar; é preciso escolher agir.
Pare de se distrair com as coisas deste mundo, como a televisão, a internet, ou qualquer outra coisa que lhe esteja tirando o foco, e organize seu lar. Só depende de suas escolhas. Repare que a ocupação do tempo é fruto de suas escolhas.
Vivemos em uma época em que a cultura do entretenimento tomou conta dos lares. As pessoas não conversam mais à mesa. Cada uma se isola com uma tecnologia diferente, como televisão, computadores e smartphones. A família se distancia cada vez mais.
Se temos de priorizar o relacionamento com Deus, o cônjuge e a família, temos de escolher como ocupar o tempo. O cônjuge e os filhos são mais importantes que qualquer assunto que estejamos acompanhando pela televisão ou internet; portanto, se escolhemos priorizar o que é secundário, semeamos problemas.
Muitas famílias estão desestruturadas porque permitiram que a falta de diálogo, serviço e amor alcançasse proporções inéditas. Em casos como esses, o melhor a fazer é parar, pedir perdão, preencher as lacunas e organizar o lar. Isso é ser cristão. É dar testemunho. E tudo depende das escolhas que fazemos, por isso devemos saber priorizá-las. (Carlos Alberto Bezerra. Uma vida com prioridades, Mundo Cristão, 2015. p. 84)
Conheça o livro Uma vida com prioridades
As agendas sempre revelam nossas verdadeiras prioridades.
Elas nunca mentem.
Kevin Leman em Transforme sua família em cinco dias
“Vou lhe contar um segredo: se seus filhos ou seu cônjuge pudessem escolher uma pessoa com quem passar tempo, seria você. Isso mesmo, você. Você é quem mais importa. Você é o centro do mundo de seu filho, seja qual for a idade dele.
“Você e sua presença podem fornecer um ambiente amoroso, estável e seguro, bem como o senso de pertencimento de que toda criança precisa para amadurecer como um adulto saudável e equilibrado. Mas, se você estiver ocupado demais com a correria, então não terá tempo para prover esse tipo de ambiente.
“O que é mais importante para você? O lar e a família são suas maiores prioridades? Se a resposta é sim, você deve estabelecer as demais prioridades de acordo com isso.
“Dê uma olhada em sua agenda. Será que ela está lotada de atividades que afastam você de sua família e de seu lar? As agendas sempre revelam nossas verdadeiras prioridades. Elas nunca mentem. […]
“[…] tudo começa com você. O lar é o lugar onde está seu coração? Ou você permite que uma quantidade excessiva de tarefas e atividades o levem para longe? Em O Mágico de Oz, quando Dorothy saiu de casa para uma longa jornada, o que ela diz várias e várias vezes? “Não há lugar como nosso lar. Não há lugar como nosso lar.” (Kevin Leman. Transforme sua família em cinco dias. Mundo Cristão, 2019. p. 35 e 36).
Conheça o livro Transforme sua família em cinco dias
Davi Lago (à esquerda) é mestre em Teoria do Direito e graduado em Direito. Pesquisador do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Fundação São Paulo (LABÔ), articulista de diversos veículos e autor. Capelão da Primeira Igreja Batista em São Paulo e embaixador da Visão Mundial. É casado com Natália e pai da Maria.William Douglas (à direita) é juiz federal, professor universitário, mestre em Direito, pós-graduado em Políticas Públicas e Governo e conferencista. Integra a Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), a Academia Niteroiense de Letras (ANL) e é autor de best-sellers, entre os quais: Como passar em provas e concursos e As 25 leis bíblicas do sucesso. É casado com Nayara e pai de Fernanda Luísa, Lucas e Samuel.
- Gaste tempo para economizar tempo. É suficiente dizer que, para administrar seu tempo, será necessário parar e refletir sobre sua rotina.
- Relacione as atividades e reveja sua lista de tarefas. Analise tudo o que você faz ou tem de fazer e, depois, questione a utilidade e a urgência de cada tarefa. Pergunte a si mesmo como cada uma delas surgiu e de que maneira podem ajudá-lo a alcançar suas metas. Se as respostas forem duvidosas ou sem sentido, não hesite em eliminar tais atividades.
- Estabeleça limites. Jesus disse: “Basta a cada dia o seu próprio mal” (Mt 6.34). Aprenda a estabelecer limites em todas as áreas da vida, inclusive em relação aos compromissos. Entenda a importância de dizer “não”. Estabeleça limites para tudo: desde a quantidade de e-mails que você envia e as mensagens que veicula em suas redes sociais à quantidade de projetos profissionais nos quais está envolvido.
Há quanto tempo você não dá uma boa faxina em sua mesa de trabalho, removendo as pilhas de papéis que se tornaram inúteis e os recados já desnecessários?
- Dimensione o tempo. Cada tarefa, das mais simples às de maior complexidade, demandam certa quantidade de tempo em sua execução. Portanto, dimensionar esse período é fundamental. Estime, da maneira mais acurada e realista possível, quanto tempo você precisará para cada atividade.
- Defina prioridades. Para não se perder em atividades absolutamente dispensáveis ou de menor importância, defina prioridades de maneira clara e honesta consigo mesmo. Lembre-se de que, acima de chefes, gestores ou líderes, você, mais do que ninguém, sabe o que é necessário realizar. Isso é fundamental, pois constitui um dos aspectos mais importantes para o bom gerenciamento do tempo.” (William Douglas e Davi Lago. Formigas: Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra. Mundo Cristão, 2016. p. 91).
Conheça o livro Formigas: Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra
Busca livros cristãos para homens e um bom presente para o seu esposo ou para o seu pai? Confira nossas listas:
Conheça:
Bíblia de Estudo: Desafios de todo homem, agora na versão NVT!
Pensada para a alma masculina, a publicação vem repleta de recursos especiais para a edificação do homem. Saiba mais aqui: 8 razões para dar uma Bíblia de Estudo Desafios de todo homem para o seu pai.
Leia também: