Por favor, avalie sua agenda e acrescente qualidade de vida aos seus dias!
A vida no mundo pós-moderno não é fácil, especialmente na conjuntura da acirrada concorrência que agita mercados globais e que impõe metas sobre-humanas sobre os trabalhadores.
Nesse cenário, infelizmente, muitos se veem atados a uma rotina extenuante, sem tempo de descansar e de desfrutar a vida ao lado daqueles a quem amam. Sair dessa roda viva e encontrar formas de garantir qualidade de vida em um mundo cada vez mais apressado é um desafio a ser vencido com coragem e determinação.
É justamente nessa dinâmica que muitos se enganam, pensando que agenda sempre lotada, sem tempo para nada além de compromissos intermináveis, é sinal de produtividade e sucesso.
Será que é mesmo?
Qual seria o melhor indício de êxito: um infarto na meia-idade e problemas estomacais, em consequência da ansiedade nociva, ou noites bem dormidas e reuniões de família, vida longa e mais tranquila, como resultado de uma agenda equilibrada, que reconhece o valor do descanso produtivo?
Descansar, aliás,
é um princípio bíblico. Deus criou o mundo em seis dias e, no sétimo, descansou (Gn 2.2). Como nós, seres humanos de carne e osso, queremos construir algo realmente durável, se não atentarmos ao fato de que somos limitados?
Embora a sociedade do consumo desenfreado nos pressione a produzir mais e a gastar mais, é fundamental que saibamos diagnosticar a hora de dar um ponto final nessa realidade deprimente.
Pare por um instante e avalie com sinceridade como anda a qualidade de seus dias. Você está dando tempo necessário para seu coração, corpo e mente descansar? Tem realizado algum passatempo? E em relação à família, tem curtido a presença de seus filhos, cônjuge e parentes queridos?
Tem conseguido enxergar a beleza do mundo que o cerca e dedicar um momento de oração a Deus? Você poderia realmente dizer que é feliz? Se algo não anda a contento, é hora de mudar, de corrigir a rota, de abrir mão de algo que está lenta e sorrateiramente consumindo a sua vida.
Avalie seu cronograma,
examine o seu estilo de vida. Quais mudanças poderia realizar com o objetivo de acrescentar mais cor, vitalidade, disposição e felicidade ao cotidiano? Será que você realmente precisa do último modelo de carro das concessionárias e, com ele, nova dívida e horas extras de trabalho e preocupação? Será que é de fato importante agendar outra reunião e assumir mais um compromisso? Vale a pena perder um pouco mais da infância de seu filho?
Vamos lá, faça um inventário de seu tempo de vida e veja o que essencialmente vale a pena! Seja sincero, contundente e não tenha medo de dar um basta em tudo o que é supérfluo, em todos os seus exageros e caprichos. Você poderá se surpreender com o fôlego que ganhará em seu dia a dia e com a maravilhosa constatação de que, nesse contexto, menos é mais!
Leia também:
Conheça: