Saiba como atitudes simples podem salvar vidas
Os dados são alarmantes:
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo, uma a cada 40 segundos. Apenas no Brasil, conforme apontam informações do Centro de Valorização da Vida (CVV), acontecem 25 casos de autoextermínio por dia. De todas as ocorrências, 90% poderiam ser evitadas.
De olho nesse grave problema de saúde pública que afeta diversos países, durante todo o mês de setembro acontece o chamado “Setembro Amarelo”, mobilização impulsionada pela Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio (IASP), que tem por objetivo quebrar o tabu ao redor do assunto, sensibilizar a sociedade e muni-la de informações relevantes para o combate e prevenção desse mal. Além disso, no dia 10 do mês é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
Considerado como a segunda maior causa de morte de jovens com idade entre 15 a 29 anos, o suicídio e sua aterradora estatística podem ser combatidos. Por isso, ao interagir com amigos e familiares, é importante estar atento a mudanças de comportamento, expressões de angústia, aflição, tendência ao isolamento, baixa produtividade e rendimento escolar. Ao perceber tais situações, estimule o desabafo e ofereça apoio e amizade. Ainda de acordo com a OMS, muitos casos podem ser prevenidos por estarem relacionados a patologias de ordem mental com possibilidade de diagnóstico e tratamento, como a depressão. A busca de ajuda e orientação médica especializada também é fundamental.
Uma mensagem de esperança
A Mundo Cristão apoia essa importante mobilização. Somos a favor da vida e cremos que cada ser humano pode experimentar transformação e um dia a dia repleto de significado e propósito.
O suicídio não é o melhor caminho. Deus pode mudar toda e qualquer situação, dar esperança, realizar milagres e escrever uma nova e linda história para quem deseja começar de novo.
Se você sofre com pensamentos suicidas ou sente que precisa de ajuda, busque orientação médica, converse com alguém, alimente-se com conteúdos que lhe tragam esperança, creia que um futuro cheio de possibilidades maravilhosas está à sua frente. Você é precioso para Deus. Por isso, escolha sempre a vida!
Serviço:
O Centro de Valorização da Vida (CVV), organização não governamental e sem vínculo religioso formada por voluntários devidamente capacitados que atendem ligações anônimas de pessoas que precisam desabafar e, em casos extremos, pensam em se matar, oferece serviço gratuito em todo o país. O contato pode ser realizado pelo telefone 141, chat, e-mail, Skype, correspondência ou pessoalmente em um dos postos da instituição. Todo o atendimento é oferecido com sigilo e respeito. Clique aqui para saber mais sobre o trabalho do CVV, Acesse também a página do Setembro Amarelono Facebook.
Você vai gostar de ler!
Uma mensagem de esperança para quando tudo está mal
Livros que recomendamos:
O fim do sofrimento
Introdução a restauração da alma
No olho do furacão – Jesus sabe como você se sente