Concorrer com modernas opções de entretenimento não é fácil. Mas há algo nos livros e nas livrarias que faz da experiência de compra algo especial. Leia mais!
Vivemos atualmente em um cenário de constante mudança e de concorrência acirrada. A todo momento surgem oportunidades e ameaças nos diferentes segmentos do mercado.
Seja qual for a atuação do profissional de nosso tempo, é necessário ser criativo para alcançar o sucesso em meio à dinâmica do século 21.
O mercado editorial, mais especificamente, concorre com várias opções de entretenimento: cinema, televisão, videogames, o gigantesco leque de aplicativos para celulares, entre outras novidades.
Cabe ao consumidor fazer suas escolhas, assim como cabe a nós, profissionais do mercado livreiro, a responsabilidade e o compromisso de publicar obras que transformem a vida dos leitores e que façam toda a diferença no dia a dia deles.
A livraria tem o poder de encantar os visitantes com seu espaço, com a variedade de títulos que possui e com as diversas experiências disponíveis dentro das lojas: cafés, consoles com games, sofás para um momento de descanso, instalações aconchegantes e convidativas… tudo isso tem o poder de tornar o lugar mágico aos olhos do consumidor.
É na loja que o sucesso do livro é decidido. Ali, a propaganda, as estratégias de marketing, a cooperação e a simpatia dos vendedores e os valores intrínsecos ao conteúdo de cada obra se conjugam, tornando a compra algo que vai além.
O leitor não busca apenas um objeto para ser exposto em sua estante, mas uma experiência de leitura que tem a capacidade de entretê-lo, animá-lo, ensiná-lo, prepará-lo e inspirá-lo para a vida. De fato, vendemos mais do que objetos. Por meio dos livros, vendemos conhecimento, visão de mundo e por que não… esperança!
Na livraria, os consumidores se entregam às emoções e absorvem de maneira rápida o que está ao redor. Em meio a tantos títulos, sensações são estimuladas.
As leituras tornam-se necessárias, principalmente se forem associadas aos diversos fatores que fazem parte do cotidiano: vida profissional e sentimental, superação e motivação, desenvolvimento pessoal e acadêmico.
Além disso, livros têm a capacidade de nos fazer sonhar, de nos distrair, de despertar nossa imaginação e riso. Há um motivo que leva os leitores para dentro das livrarias. Talvez seja essa sensação de busca e expectativa que faça delas um lugar tão especial.
Acredito que atingimos o que realmente esperamos com os nossos livros quando temos a oportunidade de indicar e vender obras que ajudam os leitores a resolver problemas ou necessidades que estavam passando.
Já ouvi várias histórias de consumidores que tiveram a vida transformada após ler um livro da Mundo Cristão. Aliás, essa é a missão da MC: “editar e distribuir os melhores textos de cosmovisão cristã, servindo como instrumento para a transformação de vidas”.
Sim, nosso trabalho ganha uma proporção que vai além da venda: – há significado, propósito e uma razão sublime. É por isso que, apesar de todos os desafios de nosso tempo, é tão gratificante vender livros e continuar a impactar positivamente os leitores que todos os dias lotam as livrarias de nosso país.
Luciana Nascimento
Promotora de vendas
Fique por dentro dos bastidores da MC!
Leia também:
A importância do tradutor
Obras nacionais e o fomento do pensamento cristão brasileiro
Como faço para trabalhar na Mundo Cristão
Quer ser autor de livros?
1 Comentário