“É colaborar com Deus ao estar onde as pessoas estão!” Saiba mais sobre o assunto ao ler um breve artigo inspirativo extraído do Comentário Bíblico Latino-americano
A seguir, você lerá um artigo extraído do Comentário Bíblico Latino-americano (CBLA), obra inédita cuja elaboração envolveu teólogos que representam diferentes nacionalidades, culturas e ministérios da América Latina.
O projeto inovador e de alta relevância para a igreja do Brasil e do continente revela a força e o vigor de uma teologia que alia ampla dimensão missionária e evangelizadora, honestidade intelectual, fidelidade ao texto da Palavra revelada e a mais rigorosa pertinência contextual.
Tendo como editor geral o teólogo equatoriano C. René Padilla (1932–2021), o CBLA reúne dezenas de artigos temáticos, aplicações para a vida diária, centenas de questões para reflexão e incentiva o leitor e a leitora a se aprofundarem no conhecimento da Palavra de Deus.
No trecho a seguir, você conhecerá um dos mais de 100 artigos da publicação, que abordam questões que estão na pauta do dia, em temas como: Aborto provocado; Bioética e biotecnologia; Divórcio e novo casamento; Eutanásia; Feminismo; Globalização; Identidade Sexual; Justiça social; Meio Ambiente; Mercado religioso; Missão transcultural; OVNIs e vida extraterrestre; Patriotismo e nacionalismo; Popularidade e manipulação; Pornografia; Povos nativos; Racismo; Os sinais dos últimos tempos; Religiosidade popular, entre outros.
Ao final do conteúdo, você encontrará links para adquirir o Comentário Bíblico Latino-americano e para obter mais informações sobre a obra. Boa leitura!
Missão urbana
Por Claudio Oliver, articulista do Comentário Bíblico Latino-americano
Na última metade do século passado na América Latina, houve um intenso deslocamento de pessoas do campo para a cidade, um fluxo que continua e vem aumentando com a migração entre países. Atualmente, dois terços ou mais da população latino-americana é considerada urbana, e várias de suas cidades estão entre as principais metrópoles do mundo.
Esse crescimento desmedido das cidades ou a excessiva concentração populacional em espaços geográficos limitados representa um desafio significativo para o desenvolvimento humano em geral. As cidades sofrem com poluição ambiental; problemas sociais, como déficit habitacional, educacional e de saúde; desemprego e subemprego; ausência de serviços básicos; violência, alta criminalidade e insegurança; pobreza e marginalidade. Tudo isso representa um desafio muito grande para a igreja e sua missão, em sentido integral: evangelização e responsabilidade social.
Na Bíblia, as cidades ocupam um lugar importante, com 1.250 textos mencionando-as. No AT, algumas cidades se revelam centros de maldade e de oposição à vontade de Deus (Gn 11.1-6; 19; Ez 16), mas também como espaços onde se dão eventos importantes da ação de Deus e seu povo (Jerusalém, Nínive, Babilônia). Assim, na carta que Jeremias escreveu aos exilados na Babilônia, ele lhes diz: “Trabalhem pela paz e pela prosperidade da cidade” (Jr 29.7a), apesar de ser uma terra estranha para Israel.
No NT, vemos que Jesus percorria as cidades e aldeias, pregando, exortando e tendo compaixão das pessoas (Mt 9.35-38; 23.37; Lc 19.41-44). A estratégia missionária de Paulo baseou-se em visitar cidades de destaque, como Antioquia, Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto e Éfeso (At 13; 16; 17; 18; 19), conseguindo chegar a Roma, a capital do poder imperial e centro político e militar da época, mesmo que como prisioneiro. Assim se ia cumprindo o desígnio de Atos 1.8, de que o evangelho se expandiria de Jerusalém para outras partes do mundo. Finalmente, a Bíblia termina com uma visão da cidade celestial (Ap 21).
Colaborar com Deus em sua missão às cidades é urgente. Hoje, na América Latina e no mundo, existem muitas estratégias missionárias para as cidades. Jesus, contudo, é o modelo por excelência, pois “ele se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós” (Jo 1.14). Ele disse: “Assim como o Pai me enviou, eu os envio” (Jo 20.21). Isso implica que a igreja deve estar onde as pessoas estão e encarnar-se em meio às necessidades delas.
Deus ama as pessoas, concentradas hoje principalmente nas cidades, e a igreja tem a responsabilidade de pregar sua graça a todos os estratos sociais e, de maneira especial, alcançar com mãos compassivas os mais necessitados.
Compre um Comentário Bíblico Latino-americano para você!
Clique aqui para comprar o exemplar impresso.
Leia também:
Razões para ter um Comentário Bíblico Latino-Americano
Comentário Bíblico Latino-americano é lançado no Brasil
Conheça também estes livros: