Espiritualidade em família, dicas para os pais que querem criar filhos educados, mas salvos também!
Criar filhos é uma das experiências mais gratificantes que um ser humano pode ter. Além da alegria de amá-los com todas as forças, pai e mãe têm a oportunidade de guiá-los na estrada da vida e de transmitir-lhes valores e princípios que resultarão em paz, felicidade e prosperidade. Essa maravilhosa missão, no entanto, requer cuidado.
É no ambiente familiar que os filhos, desde cedo, veem nos pais um bom exemplo a seguir, ou não. Principalmente quando se trata de fé, eles precisam identificar no pai e na mãe o reflexo de uma vida autêntica, pautada pelo amor a Jesus Cristo e pela obediência zelosa às Escrituras.
É justamente nesse contexto que muitos pais se sentem perdidos – não sabem a melhor maneira de educar as crianças e os adolescentes, e já não conseguem transmitir-lhes a fé que possuem. É grande o número dos que se sentem frustrados diante da indisciplina e da espiritualidade vacilante dos filhos.
Por não saberem qual rumo seguir,
muitos resvalam em uma criação autoritária, marcada pelo controle acirrado e pela superproteção; outros entregam os pontos e largam os filhos à própria sorte. Nenhum dos dois extremos está correto.
Haveria uma forma de exercer a paternidade ou a maternidade de acordo com os propósitos de Deus, criando no seio familiar um ambiente propício para a correta educação e edificação espiritual dos filhos? O que Deus, de fato, requer dos pais? Como respeitar a individualidade de cada um e encontrar a maneira mais eficaz de comunicar-se com eles de forma amorosa e assertiva?
Espiritualidade em família – A importância dos valores bíblicos na educação dos filhos vem para ajudá-lo a lidar com essas perguntas. Escrito por Michelle Anthony, educadora com mais de 25 anos de experiência no ministério com famílias, o livro traz uma série de lições importantes para os pais que desejam influenciar seus filhos, de forma a torná-los não apenas crianças e adolescentes bem-comportados, mas, sim, apaixonados por Jesus – o que, de fato, fará toda a diferença na conduta deles por toda a vida.
Para isso,
Michelle parte do princípio de que a intimidade dos pais com Deus pode influenciar não apenas o ambiente familiar, mas a decisão dos filhos por servi-lo e obedecê-lo. De acordo com a autora, apenas pais cheios do Espírito Santo conseguem alcançar esse objetivo.
A transformação dos filhos, conforme aponta, não é algo que acontece no exterior – apenas pela boa conduta, mas é uma mudança que ocorre no coração, onde somente Deus pode atuar.
“Seja pai ou mãe, você tem a vantagem, como cristão, de criar seu filho em parceria com o Espírito de Deus. Precisamos sempre nos lembrar de que é Deus quem está agindo na vida de nossos filhos. Nós simplesmente temos o privilégio de participar com ele dessa missão (Fp 2.13)”.
Com essa perspectiva em mente,
o estabelecimento de uma dinâmica familiar favorável à fé autêntica é fundamental. Por essa razão, a autora compartilha estratégias para os pais criarem “dez ambientes”, a fim de que os filhos experimentem inspiração, motivação e vivência dos valores espirituais no dia a dia.
Espiritualidade em família é um livro edificante que o ajudará a desenvolver o seu potencial como pai ou como mãe, sem preocupar-se em ser perfeito, mas, sim, compromissado com a sublime tarefa de influenciar seu filho a ser amigo do Salvador. Um livro indispensável em sua biblioteca.
A novidade já está disponível nas livrarias de todo o Brasil.
Leia também:
Acabe com o ciclo insano de brigas e desgaste emocional em sua casa
Ensine boas maneiras ao seu filho
Como conquistar o respeito dos filhos pequenos
Conheça:
1 Comentário