Saiba mais sobre a premiação que agitou a noite do domingo e confira a lista de filmes com ótimos temas para reflexão
A noite foi agitada no Teatro Dolby de Hollywood,
em Los Angeles, palco da 88ª cerimônia do Oscar. O evento que reúne as mais importantes expressões do cinema internacional foi apresentado por Chris Rock, bastante conhecido no Brasil pela aclamada série Todo Mundo Odeia o Chris [Everybody hates Chris, no inglês].
O ator abrilhantou a noite com toques de humor e sarcasmo bem ponderado, evidenciando a polêmica em torno da baixa representatividade de atores negros entre as indicações da Academia e a consequente ameaça de boicote, feita por algumas celebridades, à premiação.
Diversas produções indicadas a receber a estatueta foram baseadas em histórias reais ou importadas dos livros, como o grande ganhador da noite, o filme Spotlight: segredos revelados (Spotlight), que trata das investigações realizadas por um grupo de jornalistas em torno de casos de abusos contra crianças cometidos por líderes religiosos; e A grande aposta (The big short), baseado em livro de mesmo nome, que abordou a crise financeira global de 2008, respectivamente.
Reter o que é bom
O cinema, sem dúvida, é uma excelente plataforma para a propagação de ideias, moda, comportamento e também de lições de vida.
Obviamente, nem tudo é ruim, pecaminoso ou negativo. Há excelentes criações que podem oferecer insights e ricas reflexões para o dia a dia.
O cristão, nesse sentido,
deve ser seletivo e escolher o há de melhor em termos de entretenimento.
Para Brennam Manning, famoso escritor, sacerdote, teólogo, filósofo e pensador, a produção cultural – filmes, livros, romance e música – pode ser usada por Deus para comunicar a sua graça ao homem.
Ao abordar o assunto em seu livro O evangelho maltrapilho, ele afirma que a maioria das pessoas compreende representações visuais e símbolos com mais facilidade do que a doutrina e o dogma.
Um bom filme, uma boa novela, música, livro, enfim, pode ser um meio interessante para analisar o comportamento humano e extrair daí inspiração frente aos desafios da caminhada.
Com relação às indicações do Oscar 2016,
diversas obras trazem mensagens positivas e merecem atenção especial.
Por isso, preparamos uma lista com algumas sugestões de filmes que foram indicados pela Academia e temas para reflexão baseados em seus respectivos enredos.
Mesmo que algumas dessas produções não tenham levado a estatueta para a casa, vale a pena dedicar um tempo para ver as informações, curiosidades e lições de vida que carregam.
Confira:
A grande aposta (The big short)
Tema para reflexão: Dinheiro e ganância humana.
Brooklin (Brooklyn)
Tema para reflexão: Esforços para manter o amor.
45 anos (45 Years)
Temas para reflexão: As complexidades do casamento; Superação; Vida a dois.
Joy: O Nome do Sucesso (Joy)
Temas para reflexão: Empreendedorismo e persistência; Liderança e motivação.
Divertida Mente (Inside Out)
Tema para reflexão: Emoções e funcionamento da mente humana
E, então? Que tal pegar um cineminha, hoje?
Leia também:
Êxodo: Deuses e Reis – Adaptação do Texto bíblico nas telas de cinema