Gary Chapman e Arlene Pellicane, renomados especialistas em relacionamento familiar, se reúnem em uma eloquente obra com orientações para o uso consciente das tecnologias
Como você enxerga o uso das tecnologias em sua casa: consciente, razoável ou exagerado? Por acaso, tem a sensação de que algo não está bem e que a TV, o celular ou o videogame estão ocupando o primeiro lugar no cronograma da família? Sente que seu filho (a) está superconectado (a), distante e antissocial? Deseja implementar uma estratégia de mudança e estímulo para a diminuição do tempo de exposição dele (a) às telas? Pois bem, a novidade da MC pode ajudá-lo!
Em A criança digital: Ensinando seu filho a encontrar equilíbrio no mundo virtual, Gary Chapman e Arlene Pellicane, duas autoridades em relacionamento familiar, trazem uma abordagem equilibrada e amplamente embasada para que pais e mães contornem a situação de maneira positiva. Longe de propor uma postura antitecnologia, Gary e Arlene descortinam formas para que a família possa aliar os benefícios das tecnologias digitais com a utilização adequada e saudável de tais recursos.
Por meio de pesquisas e uma série de relatos ilustrativos, os autores promovem uma análise acerca da dinâmica dos lares “conectados” em nossos dias e mostram as complicações que o tempo em excesso diante das telas pode trazer para o relacionamento interpessoal e o desenvolvimento intelectual e físico das crianças.
Altamente prático, A criança digital não aponta somente problemas sem mostrar soluções. Pelo contrário, o livro foi concebido para ser um manual aos pais e mães, com ideias lúdicas e iniciativas eficazes para a melhor interação entre a família, tendo como objetivo o estímulo a outras opções de lazer que colaboram com a sociabilidade e o consequente fortalecimento dos laços afetivos.
“Embora as telas se tornem cada vez mais interativas, a curiosidade natural de seu filho é mais adequada aos cuidados de um pai ou mãe que o ajudará a entender o mundo.”
Ao ler A criança digital você aprenderá:
- Medidas práticas para evitar que os filhos façam o mau uso ou o uso excessivamente precoce dos benefícios do mundo digital.
- Estratégias para ajudar as crianças e adolescentes a equilibrar o tempo diante das telas.
- Ideias criativas para realizar programas em família.
- Explanações sobre o desenvolvimento de habilidades interpessoais (sociais) e emocionais das crianças, como afeto, gratidão, controle da raiva, perdão e atenção.
- Questões em torno da segurança on-line e autoridade dos pais.
- Insights sobre como ensinar aos filhos a diferença entre conteúdo próprio e impróprio.
- Informações acerca do impacto da exposição excessiva às telas, entre outros tópicos.
“As telas não são o problema; o problema é a frequência com que as usamos. Que atividade preenche o tempo livre de seu filho? Para a média das famílias, tempo livre é igual a tempo diante da tela. Uma coisa é reunir a família diante da televisão para assistir a uma série. Trata-se de um tempo intencional diante da tela que pode aproximar ainda mais a família. Outra coisa é clicar de canal em canal, aleatoriamente, dia após dia. Esse tempo não programado tende a ser desperdiçado e tornar-se influência negativa.”
Trecho de A criança digital, escrito por Gary Chapman e Arlene Pellicane
A obra vem ainda com um capítulo especial dedicado ao tema “Desenvolvimento da sociabilidade por idades e estágios” e um teste para que os pais e mães possam diagnosticar se os filhos passam tempo exagerado diante das telas.
O lançamento já está à venda nas livrarias, lojas virtuais e aqui no site da MC. Clique aqui e adquira o seu exemplar!
1 Comentário