Conheça o autor de No princípio Deus poemou e saiba mais sobre a novidade da Curadoria Sementes
Sua palavra favorita é antropogogia. Sua poesia, um itinerário de descobertas fascinantes. Descoberta e fascínio, aliás, são marcas distintivas da poética de Oseas Heckert, quando nos enleva numa experiência duplamente prazerosa: num primeiro momento, ao conduzir-nos na melodia de seus versos; num segundo, ao deslumbrar-nos com o significado das palavras, como quem sabe que presenteará aos leitores pepitas preciosas, ao passo que cavoucam, juntos, o vasto terreno do idioma.
Talvez seja por isso que antropogogia seja sua palavra favorita — e o nome da empresa que fundou, dedicada ao desenvolvimento de talentos. Re_descubramos seu significado: antropogogia, conforme esclarece em seu perfil no LinkedIn, é junção das palavras ánthrōpos (ser humano) + agōgḗ (ação de direcionar), ou seja, é “a ciência e a arte de potencializar o desenvolvimento integral do ser humano”, o aprendizado que nunca acaba. Surpreso? Oseas é assim: um investigador-escritor-poeta, que sabe usar o dom da palavra para surpreender, ensinar, despertar e gerar transformação.
Por falar no LinkedIn, uma visita ao perfil dele dá indícios das fontes de sua veia inspirativa. Oseas é engenheiro eletrônico formado pelo ITA e pela PUC-RJ, estudou administração industrial no Instituto Mauá de Tecnologia e fez MBA em gestão de projetos na FGV, isso apenas ao mencionar parte de sua vasta experiência acadêmica e profissional.
Para além do que está exposto na rede, ele é o filho de pastor, menino capixaba da cidade de Alegre, criança que a mãe embalava com poesias, o adolescente que, arrebatado pelo canto de um pássaro, fez das notas que ouviu e sentiu seus primeiros versos. “Aprendiz de poeta”, como prefere ser chamado, traz no repertório letras de Drummond, e de Chico Buarque, e de Wolô, poeta cristão, seu amigo e incentivador.
Você segue a Mundo Cristão no LinkedIn? Segue aqui!
Apaixonado pelos contornos da cidade de São Paulo, conselheiro, esposo e pai, Oseas é aquela pessoa com quem dá vontade de sentar-se e conversar por horas, talvez comendo seu prato favorito: uma farofa sortida, cuja junção de sabores vai do agro ao doce. Sugestivo paladar de poeta!
Para escrever sobre o amargo e o doce da vida, sua “poesia sazonal”, Oseas inspira-se sobretudo na Palavra, a Palavra de Deus, e na palavra, a língua do povo, para comunicar princípios e valores que iluminam a jornada do leitor — essa caminhada nem sempre fácil, mas que culminará, assim como a luz da aurora, em um dia perfeito. De verso em verso, passo a passo, pepita a pepita, caminhar com Oseas Heckert é um convite ao maravilhamento, enquanto apreciamos a engenhosidade com que fala das coisas de Deus.
Bem escreveu Mark Carpenter, presidente da Mundo Cristão, no prefácio de seu livro No princípio Deus poemou:
“Oseas Heckert constrói seus poemas como se fossem pequenas joias, lançando mão de ferramentas análogas às usadas pelo relojoeiro para afrouxar, apertar, encaixar e engatar minúsculas peças que passam a operar em conjunto. Tem-se a impressão de que escreve com uma lupa ao olho. Ele honra o Deus da criação em seu trabalho, trazendo o olhar analítico do engenheiro para a tarefa de criar pequenas epifanias.”
Mark Carpenter
Já disponível!
No princípio Deus poemou, antologia de Oseas Heckert, está à venda nas livrarias e nas principais lojas virtuais. A obra faz parte da Curadoria Sementes, iniciativa da Mundo Cristão que se dedica a selecionar obras breves e relevantes que inspirem a vida cristã e suscitem reflexões para a igreja brasileira.
Para comprar um exemplar impresso, clique aqui.
Leia também:
“Eu toco hinos e cânticos em ritmo de forró”, entrevista com Gilmara Michael