Na obra, Os Guinness mostra que a busca pelo sentido da vida é factível e deve ser empreendida por todos que desejam encontrar propósito no dia a dia
“Você está sempre tentando entender as coisas? Há em seu coração um desejo profundo de um sentido de ordem e integração? Já experimentou um sentimento de admiração diante da beleza do mundo e do mistério da existência? Ou você não se interessa por questões como essas?
“Para aqueles que estão dispostos a buscar uma vida examinada, há um caminho seguro para explorar tais desejos. Venha comigo e consideremos as perguntas em si e a grande busca pela fé e sentido que elas incitam. O prêmio proporcionado por tal busca não é nada menos do que uma vida digna de ser vivida.”
O autor da provocação que você acaba de ler se chama Os Guinness. Permita-nos apresentá-lo a você!
Uma voz cristã em questões de fé e cultura
Nascido na China de pais missionários, Os Guinness é crítico social, palestrante e autor ou editor de mais de 35 livros. É doutor em Ciências Sociais pelo Oriel College, da Universidade de Oxford, e fundador do Trinity Forum, organização que visa contribuir com a renovação da sociedade e a promoção do pensamento cristão.
Principal redator da Carta de Williamsburg em 1988, uma celebração pelo bicentenário da Constituição dos EUA, e mais tarde da “Carta Global de Consciência”, que foi publicada no Parlamento da União Europeia em 2012, Os Guinness é voz respeitada em muitas das principais universidades do mundo e em conferências políticas e empresariais. Homem erudito e um apaixonado pela vida comum, tem extraordinária habilidade de traduzir temas difíceis, especialmente em pautas concernentes à vida moderna, fé e cultura.
Em novembro de 2022, um dos livros de Os Guinness chega às livrarias e plataformas virtuais brasileiras, A grande busca pelo sentido da vida, obra que a Mundo Cristão orgulhosamente lança em língua portuguesa.
Convite para uma vida examinada
“A vida não examinada não vale a pena ser vivida.”
Sócrates
A grande busca pelo sentido da vida nos convida a examinar nossa caminhada e a nos juntar à grande busca por sentido e por uma existência bem vivida. Na obra, Os Guinness traça o curso da jornada ao significado e à fé, o que exige uma firme compreensão da razão, uma consciência honesta e um sentimento vivo de admiração. Para ele, há tempo para perguntas, pois as respostas podem realmente nos mostrar evidências e nos levar a um comprometimento genuíno.
De acordo com o autor, a verdade é que nós, humanos, não conseguimos viver sem um sentido tanto quanto não conseguimos viver sem respirar, comer e beber. A vontade de viver e a vontade do sentido são uma só, e ambas são essenciais à nossa humanidade.
“Todos nós precisamos entender a vida. Todos nós precisamos encontrar segurança no mundo. É o que dá a cada um de nós uma narrativa em nossa vida. Compreensão, segurança, narrativa — sem elas, a falta de sentido se torna um problema sério, e o suicídio, uma séria possibilidade”, afirma.
Quando a vida se torna uma pergunta começa a busca por uma resposta. É é justamente para ajudar o leitor a encontrar respostas que A grande busca pelo sentido da vida foi escrito.
Sentido, sentido, sentido!
“A verdade é que nós, humanos, somos mercadores de sentido. O sentido é tão natural para nós quanto o ar que respiramos e a terra em que pisamos. Cada palavra que pronunciamos, cada ato que executamos, cada plano que elaboramos (e cada frase que você está lendo) nos grita “sentido, sentido, sentido!”. Sem sentido, tanto nossa vida cotidiana momento a momento quanto nossa vida considerada como um todo seria pior do que trivial. Seria sem valor e fútil”, salienta Os Guinness.
No livro, o autor conjuga teologia, história, filosofia e vida numa instigante exposição que fará o leitor ponderar mudanças no modo como tem conduzido seus dias. Provocador, Os Guinness convida cada pessoa ao protagonismo, ao extinguir o torpor das concepções que colocam a descoberta do sentido da vida num patamar impossível de ser alcançado. Para ele, essa busca é factível e deve ser empreendida por todos que desejam encontrar propósito no dia a dia. “Aquele que tem um porquê viver pode suportar quase qualquer como viver”, pontua ao citar Nietzsche.
“A verdade é que a necessidade urgente de nossos tempos é uma seriedade revigorada a respeito da existência humana e uma abertura renovada a perguntas fundamentais. Respostas a perguntas fundamentais são não apenas vitais para cada um de nós enquanto indivíduo, como também para sociedades e civilizações inteiras.”
A grande busca pelo sentido da vida é literatura provocante, profunda, mas acessível, que oportuniza a assimilação de temas complexos sem recorrer à mera teorização inócua. Trata-se de uma proposta cujo objetivo é ajudar o leitor a extrapolar a letra, num incentivo a um primeiro passo, a um movimento proativo rumo à vida de contentamento, significado e beleza.
Nas palavras do autor:
“O que significa para nós existir ou ser? Como devemos responder ou mesmo retribuir ao dom da vida? E como vamos fazer máximo proveito da maravilhosa dádiva do tempo, para que saibamos, pelo menos, que empregamos da melhor maneira possível nossos dias? Este livro é para aqueles que se preocupam com tais perguntas.”
O lançamento já à venda!
A grande busca pelo sentido da vida está à venda nas livrarias e nas principais lojas virtuais.
Deseja comprar um exemplar?
Sim, desejo comprar o livro impresso!
Sim, desejo comprar o livro digital.
Conheça também:
Espiritualidade no chão da vida