Quer acertar na escolha de uma boa Bíblia de estudo? Podemos ajudá-lo!
Você quer comprar uma Bíblia de estudo? Que tal conhecer mais a fundo a Bíblia de Estudo NVT? Confira o conteúdo abaixo e fique por dentro do que faz dela a mais completa e abrangente Bíblia de estudo em língua portuguesa!
#1 Contextualizada com diferentes áreas do saber
A Bíblia de Estudo NVT funciona como uma biblioteca em torno do texto bíblico, com materiais provindos de diferentes áreas do saber — teologia, literatura, história, geografia —, que contribuem para uma leitura ampla e contextualizada das Escrituras. Além disso, ela traz conteúdo atualizado com os debates acadêmicos mais recentes.
#2 Leitura acessível e fidelíssima aos originais
A tradução Nova Versão Transformadora (NVT) é ideal para quem deseja ler, conhecer ou redescobrir a Palavra de Deus de modo supreendentemente fácil. Isso é possível graças à cuidadosa escolha de palavras no português contemporâneo que permitem a compreensão de suas histórias, verdades e princípios com máxima clareza, sem perder a fidelidade aos originais em grego, hebraico e aramaico.
#3 Foco no leitor brasileiro
Originalmente lançada em inglês pelos editores da New Living Translation, a Bíblia de Estudo NVT, representa o resultado de mais de sete anos de trabalho coletivo, envolvendo 48 eruditos e editores. Sua tradução para a língua portuguesa foi empreendida em harmonia com a visão tradutológica que fundamentou a produção da NVT pela editora Mundo Cristão. Tendo como foco o leitor brasileiro, um esforço de adaptação de linguagem, de harmonização das diferenças de tradução e de análise de questões técnicas foi empreendido a fim de oferecer a esse público um conteúdo aplicável para os mais variados contextos.
#4 Didática
Possui uma série de ferramentas concebidas para auxiliar o leitor na tarefa de cruzar as pontes do tempo, do espaço, da cultura e das tradições literárias. Veja relação a seguir:
#5 Introduções a cada livro (e a cada conjunto de livros)
Explicações que ajudam o leitor a entender os textos bíblicos como o fizeram seus leitores originais. Tais introduções discutem o contexto, apresentam um resumo da estrutura literária, abordam questões históricas, como autoria e data de redação, e explicam o significado e a mensagem dos livros.
#6 Mapas
Mapas que mostram onde ocorreram os principais acontecimentos mencionados ao longo da narrativa bíblica. Um caderno de mapas coloridos inserido no final do volume ajuda o leitor a compor uma perspectiva mais completa da realidade geográfica das Escrituras.
#7 Linhas do tempo
Inseridas na margem de quase todas as introduções e no interior dos livros, as linhas do tempo mostram quando e o que se passava na época descrita em cada livro bíblico.
#8 Esboços
Cada livro traz um esboço com até três níveis de subdivisão, organizando, por meio dos títulos e subtítulos, o texto da NVT. Os esboços seguem a estrutura literária dos livros, isto é, refletem o planejamento dos próprios autores nos quesitos organização e desenvolvimento das ideias.
#9 Epígrafes
São comentários esclarecedores de outros autores sobre um livro da Bíblia, ou observações incisivas acerca de um tema discutido em determinada passagem com o objetivo de incentivar a reflexão e promover a interação produtiva com o texto bíblico.
#10 Leituras adicionais
Inseridas no final da introdução de cada livro, trata-se de recomendações de recursos úteis para o aprofundamento no estudo e na compreensão da Palavra de Deus.
#11 Passagens paralelas
São indicações de textos bíblicos que guardam paralelo com passagens de outros livros. Essas referências permitem que o leitor compare diferentes versões do mesmo acontecimento, para melhor compreensão.
#12 Notas temáticas
Mais de 300 notas temáticas, selecionadas com base nos principais temas das Escrituras, apresentam os primeiros passos para desenvolver uma teologia bíblica visando a levar à reflexão e a uma análise mais abrangente dos ensinamentos bíblicos, independentemente do contexto doutrinário.
#13 Perfis pessoais
Mais de 90 perfis descrevem a vida de indivíduos mencionados nas Escrituras. Cada uma dessas pessoas, com seus exemplos positivos e negativos, contribui de forma significativa para o relato e para a mensagem total da Bíblia.
#14 Notas de estudo
Mais de 25 mil notas referentes a palavras, orações, frases, versículos, parágrafos e até seções inteiras foram desenvolvidas com o objetivo de ajudar o leitor a compreender melhor o texto bíblico. Essas notas incluem também o sistema completo de notas textuais de rodapé da NVT, as quais identificam variações no texto hebraico e grego e fornecem traduções alternativas.
#15 Sistema de referências cruzadas
Nesse sistema de mais de 52 mil referências relacionadas ao significado do versículo ou da passagem, linhas paralelas (//) indicam que determinada referência é uma passagem paralela, enquanto o asterisco (*) é usado para indicar os trechos em que o NT cita o AT.
#16 Sistema de estudo de palavras
São estudadas 100 palavras hebraicas e 100 palavras gregas, cuja ocorrência é indicada no texto da NVT com uma letra sobrescrita. Essa mesma letra também aparece na coluna de referências cruzadas, seguida da palavra hebraica ou grega e de um número de referência correspondente ao dicionário existente no final da Bíblia e a várias ferramentas de estudo, como a Concordância Bíblica de Strong.
#17 Auxílios visuais
A Bíblia de Estudo NVT tem o equivalente a dezenas de milhares de palavras na forma de informação visual. Esses auxílios abrangem mapas, linhas do tempo, ilustrações, quadros e diagramas.
Além dos recursos mencionados, que estão distribuídos ao longo do texto bíblico, a Bíblia de Estudo NVT traz ainda, no final do volume, os seguintes materiais de referência:
#18 Plano de leitura
Uma sugestão para leitura diária com vistas à conclusão de todo o material, incluindo os recursos adicionais, em até 5 anos.
#19 Dicionário de termos originais
Contém a acepção e uma lista de ocorrência dos 200 termos em hebraico e grego relacionados no sistema de estudo de palavras.
# 20 Índice de assuntos
Em 124 páginas de índice, são listados todos os recursos adicionais da Bíblia de Estudo NVT, com o intuito de facilitar a conferência de temas, mapas, quadros etc.
#21 Dicionário/concordância
Ferramenta que traz a descrição e o significado de centenas de verbetes e aponta suas principais ocorrências no texto bíblico.
Gostou? Ainda há muito mais!
Além de todos os recursos que você acabou de conhecer, todo o projeto gráfico da Bíblia de Estudo NVT foi pensado para tornar essa experiência ainda mais prazerosa, aliando excelente diagramação, acabamento impecável e belíssimas opções de capa. Bom, né? Deseja adquirir uma Bíblia de Estudo NVT? Clique aqui, faça seu pedido e receba o seu exemplar no conforto de casa!
8 Comentário
Wagner Borges Rodrigues
Maravilhosa, quero ganhar um exemplar, online. pr: Wagner.
Rodrigo Paiva
Concordo plenamente! Tenho várias Bíblias de Estudo e fiz um comparativo com todas elas. A Bíblia de Estudo NVT preenche uma série de requisitos, tais como: notas de estudo bem explicadas e interessantes, quadros temáticos, referências cruzadas e paralelas que fazem sentido, mapas auxiliares no decorrer do texto (não apenas nas introduções), linhas históricas e cronologias, artigos de introdução aos blocos de livros, glossário dos principais termos em hebraico e grego, mapas coloridos ao final. Enfim, são muitos os recursos de apoio em torno do texto bíblico, de modo a torná-lo bem compreensível e de maneira muito didática, prende o interesse do leitor. É uma Bíblia perfeita para quem tem dificuldade (ou desânimo) de ler a Bíblia, pois ela fala diretamente com o leitor.
Rodrigo Paiva
Sim! Concordo plenamente! Tenho várias Bíblias de Estudo e fiz um comparativo com todas elas. A Bíblia de Estudo NVT preenche uma série de requisitos, tais como: notas de estudo bem explicadas e interessantes, quadros temáticos, referências cruzadas e paralelas que fazem sentido, mapas auxiliares no decorrer do texto (não apenas nas introduções), linhas históricas e cronologias, artigos de introdução aos blocos de livros, glossário dos principais termos em hebraico e grego, mapas coloridos ao final. Enfim, são muitos os recursos de apoio em torno do texto bíblico, de modo a torná-lo bem compreensível e de maneira muito didática, prende o interesse do leitor. É uma Bíblia perfeita para quem tem dificuldade (ou desânimo) de ler a Bíblia, pois ela fala diretamente com o leitor.