Uma mensagem de esperança para quem está aflito
Talvez você olhe ao redor e não veja saída para o seu problema. Seu coração, desanimado, já não acredita em um amanhã melhor e as circunstâncias o levam a pensar que você vai perecer. Angústia e medo invadem seu ser, deixando-o com uma terrível sensação de aflição. Assim, sente-se triste e impotente diante do gigante que parece estar cada vez maior. A dor já fez suas forças se esvaírem e o receio de que o amanhã seja ainda pior cria um torpor de apatia e desânimo que tomam conta de seu corpo, deixando-o sem energia. Se isso está acontecendo com você, saiba que Deus pode ajudá-lo a lidar com essa situação e fazê-lo vencedor ao término dessa fase.
As lutas fazem parte da vida
Lembre-se de que lutas fazem parte da vida e que, vez ou outra, todos nós passamos por períodos turbulentos. Nesses momentos, o importante é não deixar de acreditar que o melhor ainda está por vir, que o Deus do impossível não está alheio aos seus problemas e que, por mais difícil que pareça, há uma saída sim.
Algumas atitudes podem fortalecê-lo ao enfrentar momentos de desespero. Uma delas é orar. Orar coloca você em contato com os céus, sintoniza seu coração ao do Criador e abre as portas para o milagre acontecer. Conversar com Deus e expor-lhe as suas circunstâncias fará com que se sinta mais aliviado, simplesmente pelo fato de verbalizar o que aflige a sua alma. Jesus disse: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso” (Mt 11.28). Vá a Jesus pela fé e conte a ele tudo o que oprime você.
Leia a Bíblia
Ler a Bíblia é outra atitude positiva. Por meio dela, você pode ser edificado com histórias de pessoas que passaram por tormentas dificílimas e que foram ajudadas pela poderosa mão do Pai Celestial. Ao aprender mais sobre os poderosos feitos do Criador, sua fé será fortalecida e você passará a enxergar que não está sozinho, mas, sim, que há um Deus Todo-poderoso disposto a derrotar cada um dos seus inimigos.
Compartilhe suas dores
Estabeleça contato com outras pessoas, não fique sozinho. Nessas horas, o pior que você pode fazer é se isolar. Não faça isso! Busque irmãos na fé e pessoas que o estimulem a superar o problema. Tais pessoas podem ajudá-lo a ver a tribulação pela qual está passando com outros olhos. Geralmente, quem está do lado de fora consegue enxergar a situação mais claramente e contribuir com conselhos eficazes.
Dê tempo ao tempo
Mantenha a calma e respire fundo. Relaxe um pouco e dê tempo ao tempo. Saiba que essa luta está fazendo você mais perseverante, experiente, sábio, forte, maduro e paciente. Observe atentamente as lições escondidas nas circunstâncias e aprenda com elas, não desperdice a oportunidade de crescimento que as batalhas da vida oferecem a você. Quando a tormenta passar, seus músculos emocionais estarão mais robustos e firmes.
E não perca a esperança!
Não perca a esperança, olhe para o amanhã com expectativa. Grandes vitórias demandam grandes batalhas, portanto acredite, você pode se tornar um campeão. Conte com Deus nesse momento conturbado e caminhe lado a lado com ele. Você poderá se surpreender ao perceber as nuvens cinzentas da tempestade cederem lugar a um belo e contagiante céu azul. Tenha fé. Seu futuro pode ser muito melhor do que imagina. Apenas continue caminhando. Deus não vai abandoná-lo um minuto sequer. •
Leia também:
Reflexões para animar o coração entristecido
6 Comentário
Ana Vitória
Edificante para esse momento que estou passando. 🌱
James Bronson
Amei,amém,falou muito comigo palavras edificantes quero receber maid
Michele
Eu estou quase desistindo de tudo nada mas tem sentido.
Jennefer Sena
Sentimos muito por estar passando por um momento difícil. Lembre-se que o deserto não é para sempre, busque ajuda em Deus e busque uma ajuda pastoral madura e confiável.
Deixamos abaixo o Salmo 42 para sua reflexão:
Agora estou profundamente abatido,
mas me lembro de ti,
desde o distante monte Hermom, onde nasce o Jordão,
desde a terra do monte Mizar.
Ouço o tumulto do mar revolto,
enquanto suas ondas e correntezas passam sobre mim.
Durante o dia, porém, o Senhor me derrama seu amor,
e à noite entoo seus cânticos
e faço orações ao Deus que me dá vida.
Clamo: “Ó Deus, minha rocha,
por que te esqueceste de mim?
Por que tenho de andar entristecido,
oprimido por meus inimigos?”.
Os insultos deles me quebram os ossos;
zombam de mim o tempo todo,
dizendo: “Onde está o seu Deus?”.
Por que você está tão abatida, ó minha alma?
Por que está tão triste?
Espere em Deus!
Ainda voltarei a louvá-lo,
meu Salvador e meu Deus! (Salmos 42)