Ester Tarrone, supervisora editorial da MC, compartilha informações importantes para quem deseja ingressar nessa tendência em franca expansão
A contratação de profissionais freelancers que trabalham em home office é um formato usado há muitos anos pelo mercado editorial. Atualmente, o Departamento de Produção Editorial da Mundo Cristão conta com mais de 70 colaboradores externos, entre eles: tradutores, preparadores de texto, revisores, diagramadores, design de capa os quais contribuem com seu conhecimento e integram a equipe de desenvolvimento e produção do produto.
Em função das novas tecnologias de comunicação e informação, a contratação de profissionais para a execução de trabalhos em sistema home office se tornou uma realidade possível e uma tendência positiva.
A junção do profissional comprometido, que tem percepção do que é qualidade de vida, com uma empresa estrategicamente focada em suas metas e que possui ferramentas tecnológicas eficientes para medição dos resultados faz que a minimização dos gastos, a alta produtividade e o aumento de lucratividade sejam alcançados a partir de um planejamento eficaz.
Entretanto, é preciso saber diferenciar quem realmente tem perfil para trabalhar neste sistema, porque devem ser profissionais com características bem específicas, normalmente especialistas bastante disciplinados em sua rotina.
O planejamento e follow up por parte da organização com profissionais parceiros são primordiais para garantir a eficiência e a logística, além disso é necessário uma gestão capacitada a entender os desafios de nosso tempo e a garantir a previsibilidade e a segurança nas operações sem abrir mão da criatividade e da inovação, por este motivo a busca de freelancers sempre atualizados em suas especificidades garantem a qualidade do trabalho em conjunto — organização e freelancers.
O profissional em home office deve possuir ou desenvolver 5 habilidades para ser produtivo e ter sucesso neste formato, são elas:
- Foco — é fundamental estar concentrado e comprometido com as tarefas, sem envolver-se com distrações durante a execução das atividades;
- Disciplina — ter espaço e horário definido para o trabalho ajuda a manter uma rotina saudável e melhora a gestão do tempo;
- Integração — mesmo à distância, é primordial que o profissional tenha um bom relacionamento com a equipe envolvida no projeto para o qual foi contratado;
- Pontualidade — a entrega dos trabalhos dentro dos prazos estipulados não só demonstra profissionalismo e responsabilidade, mas respeito aos envolvidos e à empresa contratante;
- Sensibilidade às mudanças — facilidade para adaptar-se a novos contextos e novos processos da empresa para a qual presta serviços.
Minha dica especial para esses colaboradores — freelancers e profissionais que trabalham em home office, é se envolver e entender que são parte integrante do projeto que estão trabalhando, assim se sentirão motivados e realizarão a sua tarefa com excelência.
Ester Tarrone
Supervisora Editorial
Jornalista — MBA em Qualidade e Produtividade
Fique por dentro dos bastidores da MC!
A importância do tradutor
Obras nacionais e o fomento do pensamento cristão brasileiro
Como faço para trabalhar na Mundo Cristão
Quer ser autor de livros?
Por que vender livros é tão gratificante?