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Conflito, excesso de trabalho e exaustão

Aprenda 4 atitudes poderosas para aliviar o estresse no dia a dia profissional

Compreenda a natureza do estresse. Sentimos estresse quando as demandas são maiores do que os recursos que temos para atender a elas. Mas nossa perspectiva pessoal pode aumentar o enfado. Precisamos aprender a administrar nossas expectativas.

Faça uma atividade física. Para aqueles de nós que reviram os olhos diante das recomendações de suar a camisa, as pesquisas mais recentes deixam absolutamente claro que o acréscimo de até mesmo um pouquinho de exercício a uma vida sedentária faz uma diferença enorme. Como disse um executivo: “O exercício é a parte mais fácil do quebra-cabeça. Para mim, é o que proporciona a maior recompensa”.

Desenvolva hábitos empoderadores. Certo homem na casa dos 70 anos e criador de um conglomerado multibilionário nos surpreendeu com sua franqueza a respeito de suas rotinas pessoais. “Tudo gira em torno de estabelecer os hábitos certos”, ele nos contou, “e ainda estou trabalhando nisso.” Um professor nos ouviu mencionar isso e comentou: “Eu sou assim também. Anos atrás, escrevi um lembrete para mim mesmo que dizia: ‘Que bom hábito você ajudou a desenvolver hoje?’. Continuo me esforçando para isso — e vale a pena!”. Ao longo da vida, os hábitos são capazes de libertar e empoderar, contribuindo para nossa capacidade de lidar com as inevitáveis pressões e dores.

Reconheça que os hábitos prevalecem sobre a força de vontade. Pesquisas recentes apontam que todos nós temos uma força de vontade muito limitada! É aí que entram os hábitos —  precisamos que eles tomem a frente quando a força de vontade se mostrar fraca.

O poder notável dos bons hábitos físicos, mentais e espirituais está bem documentado. Às vezes,  podemos nos desanimar com nossa falha em cumprir as resoluções que fazemos. Contudo, assim como aquele executivo bem-sucedido aos 70 e poucos anos, descobriremos o poder dos hábitos quando nosso corpo fizer naturalmente aquilo que gostaríamos que ele realizasse em nossos melhores momentos. 

Saiba mais!

O artigo que você acaba de ler é um trecho do livro Não aguento meu emprego – Como viver bem num ambiente de trabalho que faz mal. Fruto de uma vasta pesquisa e experiências de coaching, o livro conjuga sábios conselhos com histórias reais de trabalhadores que tiveram de adquirir resiliência ao lidar com pessoas tóxicas e organizações doentes. Tais relatos permitem que o leitor analise diferentes cenários, atitudes, conflitos e resoluções e crie estratégias de sobrevivência em meio a contextos profissionais desfavoráveis. Para ler a resenha da obra, clique aqui.

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