Não se entregue ao pessimismo, mas enxergue as circunstâncias pelas lentes da fé
Pensamentos errados e deprimentes têm o poder de limitar a visão e influenciar negativamente nossas atitudes. Uma pessoa carregada de pessimismo provavelmente terá sua praticidade e seus resultados comprometidos.
Preocupação, ansiedade e desespero são apenas alguns ingredientes dessa teia que começa na mente, mas que envolve todo o corpo. Aqueles que fundamentam suas ideias apenas em uma perspectiva fatalista e apequenada das circunstâncias facilmente se deixam levar pelas correntes da murmuração e do ressentimento.
Devemos ser prudentes em relação àquilo que permitimos ocupar nosso mundo de pensamentos.
Obviamente, isso não significa viver em um mundo cor-de-rosa, em um faz de conta encantado. Todavia, é preciso corrigir o foco para não concentrarmos a atenção apenas no que é ruim.
É imperativo enxergar também a beleza que nos cerca, sua singularidade e perfeição, para vivermos bem, com saúde mental, física, espiritual e emocional. Ver os dois lados da realidade, não apenas o que é negativo, abre espaço para o riso, para a alegria e a descontração — habilidades intrínsecas ao ser humano. Ao corrigirmos nossas lentes, podemos ir mais longe, visualizar com mais clareza nossas potencialidades e tudo o que Deus nos provê na caminhada.
Podemos ser realistas, mas com uma disposição mental que tende para o que é bom, para a esperança e para a fé. Se ao nosso redor há dificuldades, dores e injustiça, também há esperança, superação e transformação.
Jesus nos advertiu de que no mundo enfrentaríamos aflições.
Sim, elas existem! Mas a instrução do Mestre não parou por aí. Ele nos orientou a ter ânimo, um estado de espírito repleto de coragem e disposição.
“Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo”
(Jo 16.33, NVT)
Mesmo que as circunstâncias ao nosso redor sejam complicadas e turbulentas, devemos enfrentá-las com confiança de que Deus nos ajudará nos embates da vida. Em meio às preocupações inerentes à existência, Jesus nos convida a olhar para as aves do céu e para os lírios do campo, e com isso aprender que Deus cuida de seus filhos com zelo (Lc 12.22-31).
Diante dessas lições poderosas deixadas pelo Salvador, o que você poderia fazer para melhorar a qualidade de seus pensamentos? Enxergar tudo pela lente do terror ou da esperança?
Hoje é o dia oportuno para deixar as amarras do pessimismo para trás e dar passos cheios de convicção rumo a um futuro cheio de possibilidades. Aprenda a desfrutar a vida e as pequenas oportunidades que enchem o dia a dia de entusiasmo. Diante de todo o mal que há no mundo, faça o seu melhor e conte com a companhia de Cristo em toda e qualquer situação.
Não se entregue àquela postura sempre negativa, mas com boas atitudes e fé, viva cada dia com uma boa expectativa de que o amanhã será ainda melhor. Isso fará bem a você e certamente influenciará as pessoas que estiverem ao seu redor.
1 Comentário