Obra expõe a ausência de fundamentação bíblica da teologia do coaching e seus respectivos danos à igreja
Em setembro de 2023, a Mundo Cristão publica uma nova edição de Você é o ponto fraco de Deus e outras mentiras da teologia do coaching, livro com notável repercussão, escrito por Yago Martins, Pedro Pamplona e Guilherme Nunes, nomes reconhecidos da nova geração de teólogos brasileiros.
Neste alerta à igreja, os autores apresentam de forma didática a ausência de fundamentação bíblica da teologia do coaching e seus respectivos perigos para os cristãos. Cumprindo corajosamente seu papel como pastores, e valendo-se de sólida formação teológica, Yago, Pedro e Guilherme não apenas elucidam os danos potenciais da teologia do coaching, mas pontuam verdades que protegem o cristão de esquisitices teológicas momentâneas.
Para que você conheça detalhes do lançamento, compartilhamos, a seguir, a apresentação desta nova edição de Você é o ponto fraco de Deus, escrita por Augustus Nicodemus, em que o teólogo sinaliza a relevância da obra no momento atual da igreja e resume seus principais tópicos. Também compartilhamos a nova introdução, em que Yago, Pedro e Guilherme falam dos objetivos da obra.
Apresentação à obra Você é o ponto fraco de Deus e outras mentiras da teologia do coaching
Esta obra de múltiplos autores trata da aplicação do coaching na igreja de Cristo. No universo deste livro, o termo “coaching” é empregado no contexto de desenvolvimento pessoal e profissional. É um processo no qual um mentor, ou “coach”, orienta um cliente na definição e conquista de metas pessoais, profissionais ou de vida.
Embora os autores desta obra reconheçam os benefícios dessa estratégia, eles expressam uma desconfiança salutar quanto à sua aplicabilidade e validade na igreja evangélica, especialmente para o desenvolvimento dos crentes em Cristo. Essa apreensão tem se intensificado à medida que ganham popularidade os pregadores que podem ser categorizados como “coaches cristãos”.
Por isso, já na seção inicial, Pedro Pamplona alerta para o perigo de seguir líderes religiosos que disseminam ensinamentos equivocados, associando a “teologia do coaching” à “teologia da prosperidade” e mostrando como isso pode distorcer nossa compreensão da fé cristã.
Um desses efeitos adversos, como expõe Yago Martins na seção seguinte, é a maneira como tal teoria altera a imagem de Jesus, redirecionando o foco das pessoas para aspectos materiais, em vez de valores espirituais. A partir dos ensinamentos de Paulo, Guilherme Nunes destaca o verdadeiro significado de seguir a Jesus, na seção final da obra. Ele enfatiza a importância de encontrar alegria até mesmo em tempos de adversidade, algo distinto do que os adeptos da “teologia do coaching” costumam pregar. Em suma, ele propõe o discipulado como alternativa.
Tenho várias razões para expressar minha gratidão por ter tido a oportunidade de escrever esta apresentação. Em primeiro lugar, este livro foi escrito por pastores da nova geração, que vivem na era em que o coaching ganhou destaque no cenário evangélico. Uma análise rigorosa da teologia do coaching feita por pastores da minha geração poderia ser descartada como ultrapassada. Yago, Pedro e Guilherme, no entanto, são pastores desta nova geração e estão em sintonia com os acontecimentos atuais. Sua análise merece atenção.
Em segundo lugar, a qualidade da análise realizada aqui é admirável. É evidente, através da leitura desta obra, que seus autores se dedicaram intensivamente à pesquisa do tema. Em terceiro lugar, a honestidade ao reconhecer o que o coaching poderia trazer de positivo para o meio evangélico merece destaque.
Em quarto lugar, a coragem de desafiar uma das tendências de mais rápido crescimento no meio evangélico e questionar as ideias e métodos de figuras públicas extremamente populares nesta geração é notável. Por fim, ressalta-se a proposta de alternativas bíblicas ao coaching, referindo-se ao antigo, testado e comprovado método de discipulado que, ao longo dos séculos, formou gerações de crentes preparados e motivados para a obra de Deus.
Por todas essas razões, recomendo esta obra com gratidão, consciente de sua importância e relevância para a nossa geração.
Rev. Dr. Augustus Nicodemus – Pastor na Primeira Igreja Presbiteriana do Recife
Nas palavras dos autores:
Prefácio à nova edição
Quando publicamos, em 2021, a primeira edição de Você é o ponto fraco de Deus e outras mentiras da teologia do coaching, não imaginávamos que a obra receberia o destaque que recebeu. Nosso objetivo era alertar aqueles que acompanhavam nossos ministérios de ensino acerca de um novo e cada vez mais popular problema teológico.
Essa abordagem, que denominamos “teologia do coaching”, já vinha alcançando um número significativo de pessoas que, embora sinceras, não percebiam como o falso ensino, com suas promessas infundadas, poderia prejudicá-las e desencaminhá-las da fé bíblica. Longe de tentar difamar um ou outro pregador popular em especial, o livro visava tratar de um amplo movimento que havia crescido para além de suas figuras mais proeminentes.
Com a ação de Deus, a obra alcançou tamanha quantidade de vidas e se tornou instrumento de libertação para tantas pessoas que uma nova edição se fez urgente, agora em publicação com a aclamada editora Mundo Cristão, que há quase seis décadas vem edificando o Brasil com obras populares de qualidade teológica e pastoral.
Para nós, ver este livro com um novo trabalho editorial e gráfico, e disponível a um público mais amplo, é prova de que alertar nossos irmãos em Cristo sobre os perigos da teologia do coaching constitui tarefa ainda mais urgente hoje do que à época de lançamento da primeira edição.
Se antes essa versão semiteológica do empreendedorismo de palco afetava apenas aqueles alcançados por sermões em eventos e em vídeos no YouTube, hoje somos constrangidos com reportagens nos maiores jornais do país denunciando os efeitos terríveis dessa nova versão da teologia da prosperidade, agora voltada para um tipo de bem-estar psicológico e sucesso pessoal que tem levado pessoas a literalmente colocarem a vida em risco em nome de “avançar em nome de Jesus” e “progredir para a glória de Deus”. Infelizmente, a fé dos apóstolos continua encontrando deturpações cada vez mais criativas a cada geração.
Cabe ressaltar, porém, que obra que o leitor tem em mãos não é um ataque irresponsável, comum às confusões das redes sociais. Antes, ela tem sido recebida como uma exposição propositiva do que é o verdadeiro discipulado e do que Cristo espera de nós em diferentes âmbitos da vida: saúde emocional, paz familiar, cuidado do corpo, acúmulo de bens e sucesso profissional. Há aqui muito dos fundamentos de nossos ministérios e de nossa vida cristã. São as verdades que nos mantêm firmes na fé. Esperamos que este material continue ajudando outros irmãos a se sustentarem mais solidamente no poder do evangelho.
Com o coração alegre e cheio de gratidão,
Yago Martins, Pedro Pamplona e Guilherme Nunes.
Já à venda!
Você é o ponto fraco de Deus e outras mentiras da teologia do coaching já está disponível nas livrarias e nas principais lojas virtuais.
Deseja comprar um exemplar impresso? Clique aqui.
Conheça também: