Clique aqui e saiba mais sobre a novidade que chega ao Brasil com selo Mundo Cristão!
Vivemos num mundo vitimado pelo aumento do frenesi de alienação e ansiedade, em que imperam sentimentos de ingratidão e insuficiência. Especialmente nas megalópoles e nos contextos sociais pautados pela concorrência, pela comparação e busca de prazer sem limites, a inquietação por mais — mais cirurgias plásticas, cosméticos, carros, dinheiro, poder, petróleo… seja o que for — entorpece e, infelizmente, ofusca a visão do ser humano quanto à fartura da generosidade de Deus. Nessa dinâmica insalubre, palavras como amor, fraternidade, justiça, fidelidade e generosidade parecem dispensáveis, infelizmente. Talvez seja por isso que muitas pessoas sintam falta de esperança.
É diante dessa realidade que os cristãos não podem perder sua voz e relevância. O amor, conforme o evangelho, nos leva a outro estilo de vida: mais humano, justo e grato, fundamentado na convicção de que tudo o que temos é dádiva de Deus. De fato, o engajamento dos cristãos na vida pública é fundamental para uma real transformação da sociedade pós-moderna.
No livro Um evangelho de esperança, novidade da Mundo Cristão, Walter Brueggemann, professor emérito do Columbia Theological Seminary (EUA) e especialista em Antigo Testamento, destaca que vivemos em uma “situação de emergência”, na qual o evangelho pode ter importância decisiva. Para tanto, a igreja precisa ter fé e agir.
Conforme aponta Brueggemann, o que nos causa exaustão nessa conjuntura é o fato de vivermos em desconformidade com nossa verdadeira natureza criada por Deus. Ao estar em sintonia com o Pai, anunciamos que as condutas egoístas e cobiçosas de nossa cultura são falsas.
Sabedoria fundamentada na Palavra
Nesse sentido, a cada capítulo de Um evangelho de esperança, o leitor é convidado a ponderar uma série de reflexões que o ajudarão a lidar com os desafios do século 21.
Resgatando a sabedoria contida nas Escrituras, Brueggemann convida cada cristão a assumir uma audaciosa postura de enfrentamento contra a tendência de agarrar-se ao que é “seguro e rotineiro”. Afinal, sem audácia e espírito criativo, o cristão se torna apático e inexpressivo.
Num verdadeiro tour de force, Brueggemann presenteia os leitores, a igreja e os pastores e líderes com descobertas penetrantes sobre espiritualidade e cultura e explora tópicos que variam de ansiedade e abundância a partidarismo e o papel da fé na vida pública. Concebido como um compilado de textos breves, mas profundos, o livro é uma excelente opção para a leitura devocional, para o estudo individual ou em grupo e como um recurso inspirativo na elaboração de sermões e debates.
“Espero que estas minhas palavras proferidas novamente contribuam para a audácia de nosso falar e de nosso caminhar. Este tempo perigoso exige que pessoas de fé cresçam em consciência e coragem, a fim de subverter “por pensamento, palavra e ato” as ideologias correntes que desejam refrear e controlar nossas súplicas e nossa imaginação”.
Walter Brueggemann
A novidade já está à venda nas livrarias de todo o Brasil. •